Leitura: 4 min

Descubra 8 plantas para evitar se você tem pet em casa

Se você é um amante de plantas, é sempre bom se informar sobre o assunto. Te mostramos 8 plantas perigosas para quem tem animais de estimação em casa

Sabemos que os pets são imprevisíveis e gostam de roer e comer de tudo um pouco, por isso é importante saber o que evitar ter dentro de casa quando esses teimosos estão presentes. Hoje o assunto são as plantas, quais espécies não são indicadas e por que?

Dama da noite:

Essa árvore é muito conhecida pelo seu aroma extremamente característico, não existe quem sinta o cheiro adocicado de uma Dama da Noite e não se apaixone, porém, se você tem um pet na família saiba que essa planta não é uma boa opção para ter no quintal. Isso por que os frutos imaturos da Dama da Noite possuem uma toxina que pode causar agitação psicomotora, náuseas e vômito no seu amiguinho.
Flor Dama da Noite (Imagem:guiadejardinagem.com.br
/ Reprodução)

Coroa de Cristo:

Essa espécie de planta exala uma seiva leitosa que ao entrar em contato com o animal pode causar irritações como vermelhidão, coceira e até mesmo em situações mais graves cegueira caso entre em contato com os olhos. Se você tem um pet e faz o uso dessa planta em cercas de proteção, é recomendado que a substitua por arames ou grades o mais rápido possível para evitar acidentes.
Planta Coroa de Cristo ( Imagem: Casa.umcomo.com.br/ Reprodução )

Tomate verde:

Vômitos, diarreia, arritmias e dificuldade para respirar. Você sabia que esses são alguns dos sintomas que a tomatina pode causar no seu pet? Tomatina é uma substância tóxica encontrada nas folhas e no fruto do tomate antes de amadurecer. Se você tem uma horta em casa e planta tomates, é indicado manter os animais distantes.
Tomates verdes ( Imagem: Cultivosdacaseiro.pt/ Reprodução )

Bico de papagaio:

Assim como a espécie Coroa de Cristo, o Bico-de-papagaio é uma espécie de planta que possui uma seiva leitosa altamente tóxica para nossos filhos de 4 patas. Essa substância pode causar desde lesões na pele até mesmo vômitos e diarreias.
Flor Bico-de-papagaio ( Imagem: Floresefolhagens.com.br/ Reprodução )

Tulipa:

Essa espécie é bastante utilizada para decoração, por serem extremamente bonitas e possuir um aroma marcante. Mas você sabia que essa é uma planta tóxica? Principalmente para gatos, a ingestão da tulipa pode causar irritação gástrica, vômito e diarreia.

Se você está em busca de flores com intuito decorativo, que tal optar por Girassóis, Orquídeas ou Lavandas? São lindas plantas e com elas o seu pet não corre perigo!
Jardim de Tulipas ( Imagem: Apureguria.com/ Reprodução)

Violeta:

A Violeta, apesar de parecer inofensiva é uma planta que possui princípios ativos altamente tóxicos como o Salicílico e Ácido Tânico. Essas toxinas podem causar quadros graves de gastrite, depressão circulatória e respiratória e desconfortos abdominais.
Violetas ( Imagem: elblogdelatabla.com/ Reprodução )

Copo-de-leite:

Você sabia que meia folha dessa planta pode ser fatal para um humano? Imagina só o que uma pequena quantidade dessa espécie pode causar com os nossos pequenos pets, não é mesmo? Apesar de ser uma planta muito bonita, capaz de agregar na decoração, se você tem crianças ou pets é melhor não arriscar.
Copo-de-leite ( Imagem: Iloveflores.com/ Reprodução )

Babosa:

Apesar de possuir ação antisséptica e ser ótima para aplicar em feridas como de pulgas e carrapatos, ingerir essa planta pode trazer riscos a saúde do seu bichinho. Essa espécie possui o mesmo princípio ativo da Coroa de Cristo e Bico-de-papagaio, o que pode causar quadros severos de vômito, diarreia e irritação na pele (em caso de ingestão).
Babosa ( Imagem: revistahabitare.com.br/ Reprodução )
Na Telhanorte você encontra plantas que não transmitem riscos a saúde do seu pet, que tal dar uma olhadinha??

Caso o seu pequeno arteiro entre em contato com uma dessas espécies de plantas, recomendamos o atendimento veterinário o quanto antes.

09 de Setembro, dia do Médico Veterinário.

Por Carolina Oliveira

Posts relacionados

Poucas coisas na vida são tão gostosas quanto receber...