Leitura: 4 min

8 plantas para evitar se você tem pet

Se você é um amante de plantas, é sempre bom se informar sobre o assunto. Te mostramos 8 plantas perigosas para quem tem animais de estimação em casa

 

Sabemos que os pets são imprevisíveis e gostam de roer e comer de tudo um pouco, por isso é importante saber o que evitar ter dentro de casa quando esses teimosos estão presentes. Hoje o assunto são as plantas, quais espécies não são indicadas e por que?

 

Dama da noite:

Essa árvore é muito conhecida pelo seu aroma extremamente característico, não existe quem sinta o cheiro adocicado de uma Dama da Noite e não se apaixone, porém, se você tem um pet na família saiba que essa planta não é uma boa opção para ter no quintal. Isso por que os frutos imaturos da Dama da Noite possuem uma toxina que pode causar agitação psicomotora, náuseas e vômito no seu amiguinho.

Flor Dama da Noite (Imagem:guiadejardinagem.com.br
/ Reprodução)

 

Coroa de Cristo:

Essa espécie de planta exala uma seiva leitosa que ao entrar em contato com o animal pode causar irritações como vermelhidão, coceira e até mesmo em situações mais graves cegueira caso entre em contato com os olhos. Se você tem um pet e faz o uso dessa planta em cercas de proteção, é recomendado que a substitua por arames ou grades o mais rápido possível para evitar acidentes.

Planta Coroa de Cristo ( Imagem: Casa.umcomo.com.br/ Reprodução )

 

Tomate verde:

Vômitos, diarreia, arritmias e dificuldade para respirar. Você sabia que esses são alguns dos sintomas que a tomatina pode causar no seu pet? Tomatina é uma substância tóxica encontrada nas folhas e no fruto do tomate antes de amadurecer. Se você tem uma horta em casa e planta tomates, é indicado manter os animais distantes.

Tomates verdes ( Imagem: Cultivosdacaseiro.pt/ Reprodução )

 

Bico de papagaio:

Assim como a espécie Coroa de Cristo, o Bico-de-papagaio é uma espécie de planta que possui uma seiva leitosa altamente tóxica para nossos filhos de 4 patas. Essa substância pode causar desde lesões na pele até mesmo vômitos e diarreias.

Flor Bico-de-papagaio ( Imagem: Floresefolhagens.com.br/ Reprodução )

 

Tulipa:

Essa espécie é bastante utilizada para decoração, por serem extremamente bonitas e possuir um aroma marcante. Mas você sabia que essa é uma planta tóxica? Principalmente para gatos, a ingestão da tulipa pode causar irritação gástrica, vômito e diarreia.

Se você está em busca de flores com intuito decorativo, que tal optar por Girassóis, Orquídeas ou Lavandas? São lindas plantas e com elas o seu pet não corre perigo!

Jardim de Tulipas ( Imagem: Apureguria.com/ Reprodução)

 

Violeta:

A Violeta, apesar de parecer inofensiva é uma planta que possui princípios ativos altamente tóxicos como o Salicílico e Ácido Tânico. Essas toxinas podem causar quadros graves de gastrite, depressão circulatória e respiratória e desconfortos abdominais.

Violetas ( Imagem: elblogdelatabla.com/ Reprodução )

 

Copo-de-leite:

Você sabia que meia folha dessa planta pode ser fatal para um humano? Imagina só o que uma pequena quantidade dessa espécie pode causar com os nossos pequenos pets, não é mesmo? Apesar de ser uma planta muito bonita, capaz de agregar na decoração, se você tem crianças ou pets é melhor não arriscar.

Copo-de-leite ( Imagem: Iloveflores.com/ Reprodução )

Babosa:

Apesar de possuir ação antisséptica e ser ótima para aplicar em feridas como de pulgas e carrapatos, ingerir essa planta pode trazer riscos a saúde do seu bichinho. Essa espécie possui o mesmo princípio ativo da Coroa de Cristo e Bico-de-papagaio, o que pode causar quadros severos de vômito, diarreia e irritação na pele (em caso de ingestão).

Babosa ( Imagem: revistahabitare.com.br/ Reprodução )

 

Na Telhanorte você encontra plantas que não transmitem riscos a saúde do seu pet, que tal dar uma olhadinha??

Caso o seu pequeno arteiro entre em contato com uma dessas espécies de plantas, recomendamos o atendimento veterinário o quanto antes.

09 de Setembro, dia do Médico Veterinário.

 

 

Por Carolina Oliveira

Posts relacionados

Quer trazer um ar mais aconchegante para os momentos de lazer em casa? Nessa matéria vamos te dar algumas dicas...