Na hora de escolher um pendente, o primeiro pensamento é que ele tenha um design bonito e forneça uma boa iluminação no espaço, mas também é preciso considerar alguns pontos importantes: proporção do pendente em relação aos móveis que estão no ambiente, como a mesa, por exemplo, além do posicionamento desse pendente e o local que será iluminado.
Esses pontos podem causar dúvidas e por isso, a Telhanorte vai te ajudar explicando qual medida usar para instalar a peça na sua casa. Conversamos com a designer Camila Cordista, do escritório Cordista Interiores e Lighting, e com a arquiteta Laura Kim, do Ise Arquitetura, que trouxeram as melhores dicas para encontrar a altura certa para o seu pendente.
Mesa de cabeceira


Mesa redonda ou oval


Mesa retangular
A altura do pendente sobre mesas retangulares segue a mesma lógica que as de mesas redondas: de 70 a 90 centímetros, evitando obstruções na visão de outras pessoas à mesa e impedindo que o ponto de luz ofusque o rosto. Com dois pendentes de LED desse modelo, você pode combiná-los e recriar a foto abaixo!

Lustre

Bancadas de cozinha
Para bancadas com mais de 1,20 m de comprimento é possível colocar dois pendentes ou mais com tranquilidade, criando um ótimo efeito visual no ambiente. A altura ideal para ambos os tipos de bancada varia de 76 a 90 cm de espaço entre o pendente e a bancada para não atrapalhar o trabalho ou ofuscar a visão. Um pendente branco vendido na Telhanorte vai te ajudar a criar o mesmo ambiente da foto na sua cozinha! Confira!

Precisa de mais dicas? Confira a nossa seção de iluminação no blog e fique por dentro das melhores matérias sobre o assunto! Agora que você conhece as várias opções de luminárias, que tal visitar o site da Telhanorte ou uma das nossas lojas físicas para encontrar a que vai combinar mais com a sua casa? Além disso, o time da Telhanorte também pode te atender via WhatsApp para tirar todas as suas dúvidas!
Por Camila Alexandrino | Edição de Stéphanie Durante e Vinicius Marques