Leitura: 5 min

Aprenda como fazer seu próprio painel de parede

Quer dar uma cara nova à sua casa mas não sabe como? Sabia que é possível fazer seu próprio painel de parede sem gastar muito?

Separamos algumas ideias bem criativas de como você pode dar um ar de renovação para sua casa. Seja na sala, na cozinha, no quarto, ou até mesmo no banheiro. Mas, antes de começar, é preciso preparar a parede e separar todos os materiais necessários.

Preparar a parede antes da aplicação

Para uma aplicação bem sucedida, é necessário que a parede esteja lisa e sem sujeiras. Portanto, limpe bem a parede, removendo tudo que possa formar calombos ou saliências posteriormente. Você pode utilizar uma lixa para garantir uma superfície lisa e limpa. Caso necessário, use um limpador multiuso para retirar o resto dos resíduos.

Importante lembrar: Após usar o limpador multiuso, é preciso deixar a parede secar por pelo menos 24 horas.

Antes de escolher o material para o seu painel, tire todas as medidas da parede e certifique-se de que você tenha a quantidade de materiais necessária para cobri-la.

Lixar a parede
Utilizando lixa de parede para deixá-la lisa (Foto: fabras.com.br / reprodução)

O que usar para criar o painel

É possível usar diferentes materiais para criar um painel de parede diversificado e único. Portanto, selecionamos alguns exemplos para você se inspirar e deixar sua casa com um visual novo. Mas lembre-se, na hora da aplicação é preciso ter muita atenção aos detalhes, principalmente nas bordas e nos acabamentos.

Jornal, revistas, HQ’s e livros

Existem algumas formas de fazer esse tipo de painel, no entanto, vamos falar apenas de duas. A primeira é utilizar papel contact por cima do jornal ou da revista, e aplicá-los na parede. Já a segunda maneira de obter esse design, é com verniz. Nesse caso, você terá um resultado mais rústico e diferenciado.

Para obter um bom resultado, você pode passar tinta ou cola de parede antes de aplicar o jornal ou a revista. Espere secar por algumas horas, para que o papel não fique muito molhado e se desfaça. Quando a parede estiver seca, passe uma ou duas mãos de verniz por cima para dar o acabamento ideal.

Caso não queira passar tinta antes de aplicar o jornal ou a revista na parede, você precisará de uma outra pessoa para segurar o papel na parede enquanto passa o verniz por cima.

parde com papel de livro
Folhas de livro utilizadas como papel de parede (Foto: Carol Roughton/pinterest.com / Reprodução)

Veja mais em: Decoração com papel de parede 3D

Fitas adesivas

Outra ideia interessante, é utilizar  fitas adesivas para marcar a parede e fazer desenhos geométricos ou linhas retas com precisão. Você pode traçar uma linha no meio da parede, ou criar desenhos entrelaçados por toda a parede, ou até mesmo formas geométricas separadas.

O interessante dessa opção, é que você pode usar a imaginação e criatividade para ter uma parede diferenciada que combine com você.

painel de parde geométrico
Painel de parede geométrico, feito com fita adesiva (Foto: assimnaterracomonoceu.wordpress.com / Reprodução)

Estêncil 

Caso queira uma parede mais artística, utilize o estêncil. Além de existir diversos desenhos lindos, você também pode criar o seu próprio estêncil personalizado com cartolinas ou papelão. Para criar o seu modelo de estêncil, escolha o desenho desejado e cole ou desenhe no papelão ou na cartolina. Em seguida, recorte o interior do desenho, onde será pintado posteriormente. 

Mas, sempre existe a opção de comprar estêncil prontos e poupar o trabalho, normalmente, os desenhos mais comuns são de mandalas e flores.

Pintando a parede com estêncil de flores
Utilizando estêncil para pintar a parede (Foto: https://stencildecor.com.br / Reprodução)

 

Veja também: Como fazer diferentes texturas na parede

Tecidos de algodão 

Comece medindo o tamanho do tecido para ter certeza que irá caber na parede. Em seguida, você precisará de cola para parede. Caso prefira, você pode fazer uma cola caseira bem simples, misturando amido de milho e água.

E então, com todos os materiais em mãos, passe a cola na parede e logo em seguida cole o tecido sem deixar a cola secar. Para facilitar na aplicação, comece de cima para baixo, passando a cola e colando o tecido aos poucos. Após a finalização, aplique mais uma mão de cola por cima do tecido, isso ajudará a tirar bolhas caso tenha formado alguma. Para dar o acabamento final, utilize um estilete para acertar os cantos.

Tecido na parede
Aplicando tecido de algodão na parede (Foto: casa.abril.com.br / Reprodução)

 

Agora que você já sabe como criar seu próprio painel de parede, que tal visitar o site da Telhanorte e comprar artigos decorativos para combinar com o painel novo da sua casa?

Por: Veronicca Fernandes / Edição: Thais Junqueira

Posts relacionados

As banquetas são peças práticas e versáteis, podem ser utilizadas de diversas maneiras em projetos decorativos ...
Quando falamos em lavabo e banheiro, você sabe diferenciar um do outro? Parecem semelhantes mas não...
Quer dar um upgrade na decoração mas não sabe por onde começar? Confira como você pode renovar o visual ...