Leitura: 4 min

Descubra como trocar resistência de chuveiro

Quem nunca foi surpreendido por um jato de água fria no meio de um banho quente que atire a primeira pedra, né?  Mas não se preocupe, vamos te ensinar a solucionar esse problema.
A resistência do chuveiro nada mais é do que uma peça pequena responsável por aquecer a água que cai no nosso banho, porém sua troca por mais que pareça algo simples pode ser bem perigosa se não for executada da forma correta. Nessa matéria reunimos algumas dicas e um passo a passo para que você não cometa erros ao realizar a troca.
Resistência de chuveiro (Imagem: Triinder | Reprodução)

Você sabia?

  • Banhos muito longos e quentes ao extremo, podem colaborar para que a resistência se sobrecarregue e queime;
  • Chuveiro mal instalado pode colaborar pra sua resistência não aguentar;
  • Fiação antiga ou danificada deve sempre ter uma atenção redobrada, pois o problema pode estar nela;
  • Limpar a saída da água do seu chuveiro pode te ajudar mais do que imagina, utilize uma escova de dentes velha ou algum objeto pontiagudo.

  •   Leia também: Diferenças entre chuveiro elétrico e eletrônico

    Ferramentas e materiais necessários

    Ferramentas e materias necessários para troca (Foto: Blogthony | Reprodução)

    Mãos na massa

    1. Ligue seu chuveiro na temperatura quente e confira se a água esta saindo fria realmente, para ter uma maior certeza faça esse teste duas vezes.
    2. Vá na sua caixa do disjuntor e desligue a chave geral antes de começar mexer no seu chuveiro, não queremos acidentes com choques acontecendo. 😉
    3. tire uma foto do antes para se basear no processo de remontagem.
    4. Para que tenha um melhor acesso, utilize uma escada e lembre de secar bem seu banheiro e colocar um sapato com sola de borracha.
    5. Pegue as ferramentas adequadas e abra a parte inferior do seu chuveiro, pois a resistência fica localizada nela.
    6. Com a parte inferior aberta, antes de realizar a troca da peça o mais recomendado é fazer uma limpeza do seu chuveiro, então pegue a escova de dente velha e passe na câmara e no orifício de saída da água
    7. Após realizar essa limpeza, confira as instruções do fabricante e realize a troca.
    8. Monte novamente seu chuveiro utilizando as mesmas ferramentas e se necessário use a foto tirada no início para se basear.
    9. Ainda com o disjuntor desligado, ligue e abra o registro do seu chuveiro e deixe a água fria cair, repita esse processo duas vezes.
    10. Depois de fazer esse processo, ligue seu disjuntor e volte para abrir o registro. Se a água do seu chuveiro cair quente, tudo está correto, agora se continuar caindo fria, refaça o processo.

    Veja também: Ducha: Como e quando usar
    Pessoa com frio apos o chuveiro parar de esquentar (Imagem: BBC | Reprodução)
    Em dias frios temos o costume de não ligar o chuveiro por completo, o mais indicado é que abra todo o registro pois assim não corre o risco de queimar sua resistência ou até mesmo seu chuveiro por completo.  Caso sua resistência queime, opte sempre por comprar uma nova ao tentar reutilizar a mesma, pois ela já vai estar ruim e se sofrer mais danos pode ocorrer curtos circuitos. Na chave de controlar a temperatura prefira sempre usar o adequado, no calor coloque no verão e no frio no inverno, pois seu próprio chuveiro vai cair a água com a temperatura e força ideal.
    Chuveiro com resistência nova (Foto: Masterhouse | Reprodução)
    Viu como as vezes não é necessário trocar de chuveiro por completo? Agora que você já sabe como trocar a sua resistência, que tal ir na TelhaNorte mais próxima da sua casa ou no nosso site e já adquirir o que precisa para não ser pego de surpresa? Esperamos por você!! 😀  

    Por Thais Junqueira | Edição Carolina Oliveira

     

    Posts relacionados

    Se você está procurando uma maneira de dar um...
    Neste artigo, vamos mostrar que é totalmente possível ter...
    Neste artigo, vamos mostrar que é totalmente possível ter...