Cada lixa possui uma funcionalidade direcionada para um material e superfície. Veja abaixo algumas delas.
A lixa é uma ferramenta bastante versátil, podendo ser usada em materiais como madeira, ferros e metais. Ela tem o objetivo de consertar defeitos e ranhuras proporcionando assim um melhor acabamento. Confira abaixo alguns tipos de lixa
OBS: Ao manusear as lixas serão necessários equipamentos de segurança como óculos de proteção e máscara.
Lixa para ferro
Ideal para você que possui superfícies ferrosas e metálicas como portas e janelas, a lixa para ferro ajuda a remover a tinta e a ferrugem dos locais, podendo também ser aplicada com lixadeiras para pinturas novas ou repinturas.
Lixa d’ água
Opção ideal para quem precisa lixar materiais úmidos, como por exemplo resina e gesso. Ela precisa de água para facilitar o processo de lixamento e tem flexibilidade para ser usada em operações de funilaria e pintura automotiva.
Leia mais em: Selador ou fundo preparador? Descubra qual o melhor para a sua obra!
Lixa para madeira
Ela é bastante usada em marcenarias e reformas, ideal para materiais de madeira como MDF ou MDP removendo farpas, resíduos e preparando o espaço para o acabamento e a pintura.
Lixa para massa
Ela tem uma ampla utilização em materiais como argamassa e massa corrida. Pode ser utilizada para preparar as paredes antes da pintura para receber a tinta e abrir a porosidade.
Agora que você conhece os tipos de lixa , que tal acessar o site da Telhanorte? Lá você encontra diversos materiais e ferramentas para te auxiliar na sua obra. Aproveite!!
Por Laila Pereira | Edição Carolina Oliveira