Leitura: 3 min

Conheça os principais tipos de parafuso e o uso de cada um deles

Existem inúmeros tipos de parafusos, para diversos lugares. Confira os principais modelos e onde aplicá-los
Os parafusos são acessórios que participam da família das ferramentas, são usados em praticamente todo lugar, tanto em obras quanto em móveis; por isso, é importante verificar seus modelos que contém diferentes tamanhos, materiais e formatos e onde eles podem ser aplicados. Confira a seguir.

Parafuso sextavado

Um dos modelos mais usados em construções, motores, veículos ou concerto de máquinas e equipamentos. Seu material é completamento composto por aço carbono, inox e liga. Contém esse nome por ter 6 faces em sua cabeça.
Parafuso sextavado rosca total 5/16″ x 2″ PSM/08 Fixtil (Foto: Acervo Telhanorte)

Parafuso Auto Atarraxante

Ele é indicado para ser usado em fixações de chapas metálicas, paredes de alvenarias, concreto e drywall. Ele possui uma ponta cônica, pontiaguda e uma rosca fina e cortante, em alguns casos não há necessidade de fazer um furo antes de aplicá-lo no material.

Parafuso Francês

A sua cabeça se assemelha ao formato de um cogumelo com uma base quadrada por baixo na qual permite a travação dele em furos tanto quadrados quanto redondos. É possível aplicá-los em cercas, placas, escadas de madeira, inclusive bancos de jardim.

Parafuso máquina

São usados em vários maquinários, tanto em materiais metálicos quanto em eletrodomésticos. Ele possui uma fenda, podendo ser usado para porcas ou furos roscados na hora da aplicação.

Parafuso madeira

Ele contém uma ponta pontiaguda com uma rosca mais larga. É uma ótima opção para a produção, montagem de móveis e outros materiais feitos de madeira. Além disso, eles também podem ser utilizados em paredes de concreto e alvenaria.
Agora que você conhece os tipos de parafusos e onde aplicá-los, que tal acessar o site da Telhanorte ou ir em nossas lojas? Lá você encontra diversas ferramentas e acessórios para sua obra!! Aproveite também e conheça nosso aplicativo que foi feito pensado na sua praticidade.  

Por Laila Pereira | Edição Thais Junqueira

Posts relacionados

Se você está procurando uma maneira de dar um...
Neste artigo, vamos mostrar que é totalmente possível ter...
Neste artigo, vamos mostrar que é totalmente possível ter...