Leitura: 6 min

Tipos de portas de madeira para colocar em casa

Os tipos de porta de madeira são vários e podem criar diferentes estilos de decoração. Para ajudar, separamos dicas de uso, acabamento, instalação e pintura

 

As portas são elementos fundamentais de uma casa ou apartamento, pois além de protegerem o interior da ação externa, ajudam a estilizar os cômodos, criando uma decoração que tenha a cara de seus moradores.

As opções de madeira são as mais procuradas, pois oferecem variedade de modelos, cores e ainda permitem personalizar o acabamento. Separamos algumas das melhores opções para áreas externas e internas, excelentes para todos os gostos e usos. Continue lendo!

 

Veja também: O que é porta pivotante de madeira?

 

Antes de procurar pela Telhanorte modelos de porta de madeira, é importante saber que existem alguns indicados especialmente para áreas externas e outros para internas. Confira a seguir quais são as opções ideais para cada área de uma casa ou apartamento:

 

Portas de madeira para área externa

As portas de madeira destinadas às áreas externas são divididas em dois grandes grupos:

  1. As maciça;
  2. E as sólidas.

Apesar de parecerem representar a mesma coisa, as diferenças entre elas existem e devem ser consideradas durante a escolha.

As portas de madeira maciça são mais resistentes e oferecem mais segurança. Por isso, são muito utilizadas como portas de entrada das casas. Também resistem melhor à ação da chuva e do sol – no entanto, recomenda-se providenciar um mínimo de proteção contra a ação direta desses elementos no local de instalação, seja por meio de toldos, vernizes especiais ou outros artifícios.

Já as portas de madeira sólida têm boa resistência, mas não é recomendado colocá-las em áreas que recebem influência do tempo diretamente e por tempo prolongado. Portanto, são ideais para entrada de apartamentos, por exemplo, ou as chamadas “entradas secundárias”.

Atenção: Ambos os tipos devem receber, no mínimo, três demãos de tinta para proteger o material da chuva e do sol e prolongar a durabilidade!

 

Portas de madeiras para áreas internas

As portas para áreas internas são aquelas usadas nos quartos, escritórios, lavabos, banheiro, closet, dividindo as áreas sociais e privadas de casas e apartamentos. Cada porta de madeira tem um uso mais adequado para um tipo de cômodo e o uso apropriado pode tanto ajudar a economizar espaço, quanto proporcionar um acabamento esteticamente mais agradável para a área.

Entre os modelos de portas internas existem:

 

  • Porta de madeira balcão: duas folhas, com abertura de giro (ideais para varandas ou como transição para áreas gourmet);
  • Porta de madeira camarão: duas ou mais folhas, com abertura articulada e vários acabamentos;
  • Porta de madeira comum: folha única, com abertura de giro e dobradura lateral;
  • Porta de madeira de correr: uma ou mais folhas, com abertura de deslize lateral (a qual ajuda a economizar espaço);
  • Porta de madeira mexicana: modelo com vidros nas laterais (dando acabamento moderno). Usada com frequência como porta de entrada;
  • Porta de madeira pivotante: folha única, com fixação pela parte superior e encontrada em diversos recortes diferentes (um dos modelos mais atuais e queridinho dos arquitetos);

 

Detalhes para as portas de madeira

Os detalhes encontrados nas portas de madeira são determinantes para escolher onde cada modelo fica mais adequado. Existem detalhes como altos e baixos relevos, almofadas, entalhes, frisos e ripas que, juntos da cor da porta e da parede do entorno, criam um conjunto decorativo especial.

Na hora de escolher o modelo, os detalhes e a cor das portas de madeira, leve em consideração a proposta de design para o ambiente. Por exemplo, em uma casa com estilo retrô, as portas internas podem ter detalhes em cores vibrantes; em um quarto infantil clássico, a porta pode ser uma espécie de continuação do papel de parede; já em uma sala provençal, as curvas e relevos ajudam a dar destaque à elegância da porta de entrada.

 

Como instalar portas de madeira

Os itens do kit de instalação para portas geralmente incluem:

  • 1 jogo de batentes;
  • 1 jogo de guarnições para dar o acabamento do batente;
  • 1 kit de dobradiças;
  • Fechadura (tanto para ambientes internos quanto externos);
  • Verniz ou tinta (se comprar a porta crua ou fundo prime).

A instalação de qualquer um dos tipos de portas de madeira deve ser feita por um profissional, pois exige conhecimento técnico e das ferramentas para realizar o trabalho adequadamente.

 

Acabamento de pintura nas portas de madeiras

Você vai encontrar no mercado diversos modelos de madeira com acabamento cru, pintura pronta ou semi-pronta.

Entre as pinturas possíveis para as portas de madeira temos:

  • Porta de madeira acabada ou melamínica: já tem a pintura final e está pronta para uso;
  • Porta de madeira com fundo prime: vem com uma pré-tinta aplicada e pode ser pintada com a cor desejada posteriormente;
  • Porta de madeira sem pintura: crua e sem nenhum tratamento de pintura e instalação. Deve ser impermeabilizada com tinta ou verniz para proteger contra cupins e outras pragas.

 

Leia também: Portas internas: 3 requisitos para uma escolha certa

 

Encontre as melhores opções de tipos de porta de madeira

Agora que você já sabe mais sobre os tipos de porta de madeira, pode começar a pesquisar os modelos, acabamentos e detalhes que deseja para sua casa. No site da Telhanorte, você encontra uma sessão completa de Portas para você escolher a ideal e ainda levar o kit completo para instalação com batentes, guarnições e fechaduras.

Confira as condições de frete ou retirada na loja para sua região e boas compras! A nossa equipe de atendimento também está pronta para tirar suas dúvidas pelo WhatsApp. Construa sua casa dos sonhos com a Telhanorte!

 

Edição por: Murilo Bonício | Vinicius Marques

Posts relacionados

As esquadrias de alumínio estão se tornando cada vez mais populares na construção civil devido às suas ...
O cimento queimado para piso e parede da Quartzolit é uma excelente escolha para quem busca praticidade ...
Cansou da pintura das suas paredes e está precisando renovar por aí? Quer seguir tendências e deixar ...