Leitura: 6 min

Como escolher o modelo ideal de paflon para a sua sala? Confira aqui!

Plafon de sobrepor ou de embutir? Iluminação indireta ou difusa? Conheça os principais modelos de Plafon e saiba como escolher o melhor para o ambiente
O plafon é um tipo de luminária de teto  que pode ser usada em diferentes cômodos de uma construção. Sua versatilidade vai além das opções de locais em que pode ser instalada, sendo também observada no material e tipo de instalação. 

Plafon de sobrepor

O plafon de sobrepor fica, como o próprio nome diz, sobreposto ao teto e é ideal para casas em que não há teto de gesso. Além disso, é a opção ideal para quem deseja usar a luminária como item de decoração, compondo o ambiente com os demais elementos decorativos. Comparada ao modelo de Plafon de embutir, o modelo de sobrepor possui uma maior variedade de designs. Entre os mais comuns estão os redondos, quadrados, retangulares, com cúpula, com cristais, e etc. 
Em alguns casos os tipos de plafon para sala substituem lustres e pendentes. Além do modelo, o material do qual é feito o plafon também interfere no estilo que ele dará ao ambiente. Entre os mais usados estão o aço, acrílico, alumínio, cristal polietileno, polipropileno, acabamento em tecido, etc.

Plafon de embutir

Outro tipo de plafon muito utilizado nas salas de estar é o modelo embutido. A luminária fica no nível do teto e contribui para uma sensação de amplitude do espaço e modernidade.

Assim como as demais luminárias de embutir, geralmente é instalado no forro de gesso, mas também pode estar em forros de madeira ou PVC. Geralmente, o formato desse tipo de plafon é quadrado, retangular ou redondo. Também pode ser instalado nos demais cômodos da casa, como em quartos e cozinha.

Opções de plafon de acordo com o tipo de emissão de luz

Além dos diferentes modos de instalação, também é possível encontrar variações em relação ao tipo de emissão do Plafon: as luminárias de luz difusa e as de luz indireta. 

 
  • Plafon de luz difusa
É o tipo de plafon usado para iluminar todo o ambiente e não apenas um ponto focal. É muito usado em salas e quartos, como iluminação principal e, por oferecer uma iluminação difusa, pode precisar ser acompanhado de outros tipos de luminárias e pendentes, que vão ajudar na iluminação para tarefas mais específicas como leitura.  
  • Plafon de luz indireta
Esse é um tipo de plafon que direciona a iluminação para um ponto específico, como, por exemplo, uma parede, que rebate a luz e a espalha pelo cômodo. Esse modelo deixa a iluminação mais aconchegante e íntima, excelente para locais de relaxamento, como salas de estar e quartos.  
  • Plafon de LED: nova tendência
Entre as novidades dos tipos de plafon está o plafon de LED. Com alta durabilidade, é um modelo de luminária super econômica, com circuito unido. Oferece estilo e sofisticação ao ambiente e é uma opção para quem está em busca de um estilo elegante e atual.

Atenção: Independente do tipo de plafon para sala que você escolher, é possível optar pelo uso de lâmpadas de LED, que são mais duráveis e econômicas!

Dicas extras de como escolher o plafon para sala

Agora que você já conhece as opções e tipos de plafon para sala, é importante que você siga três passos para escolher o modelo ideal, considerando mais do que o design da luminária de teto.

Primeiro, defina o tamanho da luminária, levando em conta o espaço disponível para a instalação. Depois, conheça a quantidade de lumens necessários para iluminar o ambiente. E, por último, descubra se a voltagem é 110V ou 220V. Escolha a luminária que esteja de acordo com a sua necessidade.

 
Veja também: Quantidade de lâmpadas por m²: saiba calcular
 

A partir deste cálculo, será possível identificar quantas lâmpadas e/ou qual a quantidade de Watts as lâmpadas usadas devem ter para garantir a iluminação necessária para a sala. Esse resultado depende tanto do tamanho da sala, como da potência das lâmpadas escolhidas.

Gostou das dicas?

Se você está em busca de  tipos de plafon para sala e outros tipos de luminárias para teto, você pode encontrar no departamento de iluminação da  Telhanorte. 

Nossa loja virtual também conta com um departamento de Elétrica completo para atender sua obra, como caixas e quadros elétricos, disjuntores e fusíveis, fios e cabos e mais. Lá você encontra um setor de lâmpadas LED, fluorescente, halógenas, lâmpadas de filamento e mistas. 

Aproveite nosso cartão de crédito Telhanorte e encontre as melhores condições de pagamento do mercado.

Em busca de ofertas? Acesse também o outlet da Telhanorte. Acesse e faça um orçamento gratuito!

 

Edição de Vinicius Marques e Murilo Bonício

Posts relacionados

Poucas coisas na vida são tão gostosas quanto receber...